Artes, porque a educação é artesanato, filigrana que se tece fio a fio, teia entrelaçada numa panóplia de todas as cores. Longamente, pacientemente, às vezes dolorosamente, mas sempre amorosamente. Fios que se entrelaçam “com scientia”, porque conhecimento e arte formam um par inseparável se se quiser realizar obra duradoura. Ao artesão, que é cada professor, exige-se mãos firmes e coração atento. Sabe-se que o caminho é incerto, que muitas vezes os passos são hesitantes, mas é desse questionar que nasce um olhar mais lúcido e um “fazer” mais consciente.
Inclusão do latim “includere” conter, compreender, fazer parte, participar. Porque a vocação da Escola é em si conter todos, não numa amálgama indiferenciada, mas em rica alquimia que faz da diferença o elemento vivificador. Inclusão como o “prender-se com”, o “ ligar-se a um Outro”, seja esse Outro aquele que vem de uma matriz cultural distinta, ou tem um corpo dissemelhante, ou fala uma outra língua. Esse Outro pode ser a própria Natureza a que é necessário religarmo-nos. Como a Escola pode ser o lugar de que todos fazem parte, e que faz parte de todos, porque para todos tem um sentido. No significado mais amplo de Participação, no entendimento mais profundo de Encontro.
Neste Seminário vai falar-se da realidade concreta de cada estabelecimento de ensino, como, nas escolas, se cumpre este designio de “Uma Escola para Todos”.
Vai debater-se a inclusão nas suas múltiplas dimensões e perspetivas (familiar, social, cultural, artística, ambiental,...).
Vão dar-se a conhecer projetos e experiências pedagógicas que, no terreno e de uma forma consistente, são transformadores da realidade e promotores de inclusão.
Vai ser um Encontro na 1a pessoa ...
• Debater a temática da inclusão nas suas múltiplas dimensões e perspetivas (familiar, social, cultural, artística, ambiental, etc);
• Dar a conhecer projetos que, no terreno e de uma forma consistente, são transformadores da realidade e promotores de inclusão (foi consensual que devem ser apresentados projetos de escolas da região Alentejo);
• Estimular a otimização de práticas educativas e de intervenções na comunidade.
Descarregue aqui o programa em PDF
Destinatários: Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Encarregados de Educação, Técnicos Especialistas, Terapeutas, Psicólogos, Educadores Sociais e Assistentes Sociais e Operacionais.
O Seminário será certificado na modalidade de Ação de Curta Duração (ACD) de 6 horas, nos termos da alínea d), artº 6º, Dec.-Lei nº 22/2014
ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29/05.
Agrupamento de Escolas Severim de Faria
Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira
Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício
Agrupamento de Escolas André de Gouveia
Associação monte da amOrada, CIMAC, AE Concelho de Mora
Universidade de Évora, AE Manuel Ferreira Patrício
Universidade de Évora, AE Manuel Ferreira Patrício
AE de Mourão
Coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes
Membro da Direção da Associação de Surdos de Évora
Universidade de Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira
Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora
Membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
Centro de Investigação PRAXIS da Universidade de Évora
Universidade de Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira
Universidade de Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira
AE de Mourão
Presidente da Associação dos Mediadores Ciganos de Portugal
Associação monte da amOrada, CIMAC, AE Concelho de Mora
Presidente da Associação de Pais e EE dos alunos do AE André de Gouveia
Em simultâneo ao programa do Seminário, nos dias 20 e 21 de Maio, a ASSP realiza o seu 42º Aniversário, também em Évora.
Caso queira inscrever-se deverá preencher a ficha de inscrição do Aniversário.
Celebração do 42º Aniversário ASSP